segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Ex 17.1 - Aplicações com o circuito integrado LM741: Circuito interruptor escuro com Amplificador Operacional LM741

O diagrama de circuito que você vê na imagem funciona como um interruptor escuro com o LDR nele. O circuito consiste em quatro resistores, um amplificador operacional 741, dois potenciômetros (trimpot opcional disponível), um LDR, um transistor de comutação TIP122 e uma lâmpada. No circuito, o valor do resistor R1 é diretamente proporcional à resistência interna do LDR e opera como um divisor de tensão entre 6-12V.
Dependendo da resistência interna do LDR1, a tarefa do potenciômetro RV1 foi usada para ajustar a sensibilidade à quantidade de luz que cairia no LDR1. Claro, RV1 também é um divisor de tensão. Por esse motivo, o valor da resistência dividido pelos materiais LDR1 e R1 é comparado com o valor da resistência dividido por RV1 por U1.
Supondo que o potenciômetro RV1 seja de 6 V e que o LDR1 esteja no escuro, a tensão na entrada não inversora do U1 será uma tensão positiva na saída do U1, pois a resistência interna do LDR1 será alta, pois assumirá um valor próximo ou ligeiramente superior a 6 V.
Isso acionará Q1 via R3, o que permitirá que L1 acenda. Quando L1 acender, uma certa diminuição na resistência interna de LDR1 será observada, o que fará com que a saída do amplificador operacional fique em 0V e T1 irá para o transistor TIP122 e L1 apagará.
Deve-se notar, no entanto, que, assumindo que o resistor R4 esteja ausente, haverá uma tensão contínua na saída do amplificador operacional 741, evitando assim que o transistor Q1 entre no corte. O resistor R4 puxará a tensão do transistor Q1 para o terra.
O potenciômetro RV2 reagirá a U1 e seu ganho mudará. Quando a resistência do potenciômetro RV2 for grande, o amplificador operacional funcionará como um comparador e quando for pequena, funcionará como um amplificador.

© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 20/03/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário