O circuito integrado LM555 nesta montagem pode ser usado como oscilador com largura de pulso controlada (PWM) e acionar motores em corrente contínua. Isso pode ser construído com um amplificador de corrente, no caso o MOSFET (Driver) em sua saída podendo então, controlar corrente e tensões bem mais altas.
A configuração doo circuito é o multivibrador astável, muito comum. Ele usa R1 e C1 para controlar a frequência do sinal, que podemos alterar sua frequência e largura de pulso de trabalho com o resistor variável RV1.
Com alteração na largura de pulso, você pode controlar a tensão média na saída do 555, o que o torna um controlador analógico muito funcional para projetos onde é necessário controlar a velocidade de um motor ou diminuir a intensidade de um LED.
Se você precisar usar um driver entre o MOSFET e o 555, então é melhor usar uma configuração de driver push-pull (totem pole) que pode dissipar/fonte de corrente igualmente forte para ligar/desligar o MOSFET rapidamente, apenas se necessário.
O circuito para controle de potência PWM com LM555 e MOSFET está disponível em: 24_06_15 Controle de potência PWM com LM555 e MOSFET IRF640.
A folha de dados do circuito integrado LM555 está disponível em: 10_05_08 LM NE 555.
© Direitos de autor. 2014: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/03/2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário