O 555 Timer, projetado por Hans Camenzind em 1971, pode ser encontrado em muitos dispositivos eletrônicos, desde brinquedos e utensílios de cozinha até uma espaçonave. É um circuito integrado altamente estável que pode produzir atrasos e oscilações de tempo precisos. O 555 Timer possui três modos de operação, modo biestável, monoestável e astável.
Vamos dar uma olhada mais de perto no que está dentro do 555 Timer e explicar como ele funciona em cada um dos três modos. Aqui está o esquema interno do 555 Timer, que consiste em 25 transistores, 2 diodos e 15 resistores.
Representado por um diagrama de blocos é composto por 2 comparadores, um flip-flop, um divisor de tensão, um transistor de descarga e um estágio de saída.
O divisor de tensão consiste em três resistores idênticos de 5k que criam duas tensões de referência em 1/3 e 2/3 da tensão fornecida, que pode variar de 5 a 15V.
Em seguida estão os dois comparadores. Um comparador é um elemento de circuito que compara duas tensões de entrada analógicas em seu terminal de entrada positivo (não inversor) e negativo (inversor). Se a tensão de entrada no terminal positivo for maior que a tensão de entrada no terminal negativo, o comparador produzirá 1. Vice-versa, se a tensão no terminal de entrada negativo for maior que a tensão no terminal positivo, o comparador produzirá 0 .
O primeiro terminal de entrada negativo do comparador é conectado à tensão de referência de 2/3 no divisor de tensão e no pino “controle” externo, enquanto o terminal de entrada positivo no pino externo “Threshold”.
Por outro lado, o segundo terminal de entrada negativo do comparador é conectado ao pino “Trigger”, enquanto o terminal de entrada positivo à tensão de referência de 1/3 no divisor de tensão.
Assim, usando os três pinos, Trigger, Threshold e Control, podemos controlar a saída dos dois comparadores que são então alimentados nas entradas R e S do flip-flop. O flip-flop produzirá 1 quando R for 0 e S for 1, e vice-versa, ele produzirá 0 quando R for 1 e S for 0. Além disso, o flip-flop pode ser reinicializado através do pino externo chamado “Reset” que pode substituir as duas entradas, redefinindo assim todo o temporizador a qualquer momento.
A saída Q-bar do flip-flip vai para o estágio de saída ou para os drivers de saída que podem fornecer ou afundar uma corrente de 200mA para a carga. A saída do flip-flip também é conectada a um transistor que conecta o pino “Discharge” ao terra.
Há uma calculadoras online para circuitos com NE55 disponível em: Digikey_Calculators_Electronic .
A folha de dados do CI NE55 está disponíveis em: LM NE 555
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 09/11/2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário