Inicialmente a tensão de saída é zero, quando a tensão no pino 2 (disparo), cai para 1/3 da tensão de Vcc, um comparador “seta” um flip-flop interno, levando a saída para nível alto, o capacitor C começa a se carregar, e quando o pino 6 detecta uma tensão de 2/3 de Vcc no capacitor, um segundo comparador “reseta” o flip-flop interno, levando a saída para o nível baixo.
O capacitor é descarregado, pelo pino 7, uma vez que este pino é fechado com o terra, quando a saída está em nível baixo.
- O tempo de contagem (T) é definido por: T=1,1∙𝑅∙𝐶
Deseja-se implementar um acendimento de lâmpada de um galpão de materiais de construção por 3 minutos (180s), após um sensor de presença ativar o temporizador.
Como valores de resistores são mais fáceis de se encontrar, podemos estipular o valor de um capacitor comercial, e calcular o resistor para um determinado tempo, portanto será utilizado um capacitor com valor de 𝐶1 = 470 𝜇𝐹 / 25v.
- T = 1,1∙𝑅∙𝐶 => 180 = 1,1 x 𝑅 x 0,000 470 => 𝑅 = 180 / 0,000 517 = 348,2 K𝛺.
Como valor comercial podemos usar R2 = 150 K𝛺 / 0,25 W.
O circuito mono estável também pode ser chamado de "ONE-SHOT" devido ao pulso único criado. Este tipo de circuito pode ser usado para muitas aplicações de comutação, ativando um dispositivo externo por um período de tempo específico. Eles também podem ser usados para gerar atrasos temporizados. Outro uso desejável para este tipo de circuito é tomar o pulso breve de um botão de pressão e ativar um dispositivo externo. Nós nos referimos a isso simplesmente como um " PULSE-EXTENDER ".
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 02/03/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário