quarta-feira, 24 de abril de 2024

EX 09.1 - Diodos - Teste e polarização direta e reversa de diodos

É possível testar diodos com o multímetro digital, configurado para o modo de verificação de diodos, girando-o até a posição onde o símbolo do diodo está indicado. Nesse modo de diodo, o multímetro digital fornece uma tensão de 3v e 2 mA de corrente entre os dois terminais.
par testar diodo devemos conectar a ponta de prova vermelha do multímetro ao terminal anodo do diodo e a ponta de prova preta ao terminal catodo. Assim, diz-se que o diodo está polarizado diretamente.
  • Se o valor da tensão estiver entre 0,6 e 0,7 V, o diodo está perfeito. Para um diodo de silício, esse valor será de 0,7 V, enquanto para um diodo de germânio, esse valor varia entre 0,25 e 0,3 V.
Agora, os terminais do diodo precisam ser invertidos e conectados ao multímetro em polarização reversa, o que significa que a ponta de prova vermelha deve ser conectada ao cátodo e a ponta de prova preta ao ânodo do diodo. Nessa condição, não há fluxo de corrente através dele. Portanto, o multímetro digital deve exibir OL ou 1 se o diodo estiver bom.
  • Se o multímetro digital não exibir nenhum valor relevante, então esse diodo é considerado defeituoso. Portanto, o defeito no diodo é um curto-circuito ou um circuito aberto.
Se o diodo estiver aberto, significa que ele se comporta como uma chave aberta em ambas as condições de polarização. Portanto, não há fluxo de corrente em nenhuma das condições de polarização. Assim, o multímetro digital indicará OL (circuito aberto) ou 1 em ambas as condições de polarização.
Se o diodo estiver em curto-circuito, significa que ele se comporta como uma chave fechada em ambas as condições de polarização. Portanto, haverá fluxo de corrente em qualquer condição de polarização. Assim, a queda de tensão no diodo será exibida no visor entre 0V e 0,4V. Portanto, o multímetro digital mostrará um valor de 0V, embora em alguns casos, a tensão exibida seja muito baixa (0,4V).

Polarização direta e reversa de diodos
O que fazemos é ligar o diodo em série com uma lâmpada de modo que a corrente tenha de passar através dele para alimentar a lâmpada.
Assim, conforme mostra a figura ao lado, observaremos que, quando ligamos o diodo 1N4148 de modo que ele seja polarizado no sentido direto, a corrente pode passar com facilidade e a lâmpada acende. 
No entanto, se o diodo for invertido a lâmpada não acenderá, pois ele estará polarizado no sentido inverso quando a corrente não passa.

Atividade Prática 01 : Testar os componentes: B1, X1 e D1. Montar o circuitos e fazer  medidas de:
  • Tensão: V1, VL1 e VD1 em volts;
  • Corrente: I1 em ampéres;
Utilizando multímetro, com os valores da leitura calcular a potência dissipada e medir a temperatura do componente e fazer as anotações em tabela.

No link a seguir haverá o diagrama elétrico da aplicação: 25_01_01 Aplicação de associação de lâmpada e diodo.

Referência: << https://www.newtoncbraga.com.br/projetos-educacionais/4576-art637.html >>

© Direitos de autor. 2004: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 15/04/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário