segunda-feira, 22 de abril de 2024

Aula 09.1 - Diodo Retificador


Diodo é um dispositivo semicondutor que permite que a corrente flua em uma única direção. Um diodo pode ser usado como um retificador que converte CA (Corrente Alternada) para CC (Corrente Contínua), em uma fonte de energia. A corrente flui do lado do anodo para o catodo.
O gráfico ao lado mostra as características elétricas de um diodo típico. Quando uma pequena voltagem é aplicada ao diodo na polarização direta, a corrente flui facilmente. Uma vez que o díodo tem uma certa quantidade de resistência, a tensão irá cair ligeiramente enquanto a corrente flui através do diodo. Um díodo normal provoca uma queda de tensão de cerca de 0,6 - 1V (VF), no caso do díodo de silício.
Quando a tensão é aplicada na direção inversa através de um diodo, o diodo terá uma grande resistência ao fluxo de corrente. A corrente que flui através de um diodo polarizado no sentido inverso é muito pequena. As tensões limitantes e correntes admissíveis devem ser analisados ​​caso a caso. Por exemplo, quando se utiliza diodos de retificação, a parte do tempo eles vão ser obrigados a suportar uma tensão inversa. Se os diodos não são escolhidos com cuidado, eles vão queimar.
Diodos devem ser ligados na polaridade correta, o diagrama pode ser rotulado como (A) ou + para ânodo e (k) ou - para catodo. O cátodo é marcada por um anel pintado sobre o corpo. Diodos são rotulados com um código em letras gravado no corpo. Diodos retificadores são bastante robustos e sem precauções especiais são necessários para soldá-los. O anel estampado na extremidade dos diodos indica sua polaridade (Catodo).
Os dois primeiros dispositivos mostrados na imagem são diodos para a retificação. Eles são feitos para lidar com as correntes relativamente elevadas. O dispositivo em cima pode suportar até 6A, e o que está abaixo, pode com segurança suportar até 1A. No entanto, é melhor utilizado em cerca de 70% da sua classificação, pois este valor de corrente é uma classificação máxima.
O terceiro dispositivo do (cor vermelha) de cima tem um número de peça do 1S1588. Este díodo é usada para comutar, uma vez que podem ser ligados e desligados a uma velocidade muito elevada. No entanto, a corrente máxima que ele pode manipular é de 120 mA. Isto torna-o adequado para utilizar em circuitos digitais. A tensão reversa máxima (polarização reversa) este diodo pode suportar é 30V.
O dispositivo, na parte inferior da figura é um diodo de regulação Zenner com tensão de 6V. Quando este tipo de diodo é polarizado inversamente, irá resistir às mudanças na tensão. Se a tensão de entrada é aumentada, a tensão de saída não mudará.

Procedimento para teste de diodos: Coloque o multímetro numa escala intermediária de resistências (x 10 ou x 100) e zere-o. Retire o diodo do circuito em que se encontra ou levante um dos seus terminais, desligando-o do circuito. Meça a resistência ou continuidade nos dois sentidos (faça uma medida e depois outra invertendo as pontas de prova). Um diodo em bom estado deve apresentar baixa resistência na polarização direta e alta resistência no sentido oposto (polarização inversa), se estiver em bom estado.
A baixa resistência pode variar e não representa a resistência que ele vai apresentar quando usado numa aplicação prática, mas sim a resistência vista pelo multímetro em função de sua baixa corrente de teste.
A resistência alta deve ser superior a 1 M. Um diodo com resistência menores á 1 M na polarização inversa, apresenta fugas. Existem aplicações menos críticas, como fontes, em que essa resistência inversa ou fuga é tolerada.

O resumo de Circuitos retificadores, filtros e reguladores elaborado pelo Prof. Sinésio Gomes está disponível em: Circuitos retificadores, filtros e Reguladores - Prof. Sinésio Gomes.

Informações sobre diodos retificadores podem ser obtidas no link: 24_04_05 Diodos 1N4001 a 1N4007.

© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário