Os indutores SMD (Small Mounting Device - Dispositivo de Montagem em Superfície) são peças de formato quadrado que possuem isolamento feito do mesmo material do núcleo, laterais abertas, e a parte inferior e superior cobertas, sendo que é a parte superior que abriga a numeração do componente.
A leitura dos valores deve ser feita em µH. O núcleo destes indutores SMD é normalmente feito de ferrite, assim como sua capa isolante ao redor da bobina.
A leitura dos valores deve ser feita em µH. O núcleo destes indutores SMD é normalmente feito de ferrite, assim como sua capa isolante ao redor da bobina.
Alguns indutores vêm marcados com 3 ou 4 dígitos para designar seu valor de indutância. Os dois primeiros dígitos representam o número significativo e, o terceiro dígito é o multiplicador, como potência de 10. A indutância é dada em µH (microHenry)
Em outros indutores há a letra R, que representa o ponto decimal. Indutores com a letra R não têm multiplicador. O “R” fica no lugar do ponto decimal.
E ainda há indutores que têm uma letra (F, G, J, K ou M) no final (quarto dígito). Isso representa a tolerância, que é dada como uma porcentagem e indica a variação que o indutor pode ter.
- 330 = 33*1 = 33µH
- 1R5 = 1,5 µH
O 4º dígito (F, G, J, K ou M) representa a tolerância (precisão do indutor).
- F = +/- 1%
- G = +/- 2%
- J = +/- 5%
- K = +/- 10%
- M = +/- 20%
Indutores axiais e radiais PTH são geralmente utilizados em aplicações de alta frequência e baixa corrente, desta forma o fio utilizado é muito fino e não indicado para aplicações diferentes à esta. Sua capa é feita de poliepóxido para proteger a construção interna e para que possa ser aplicado as faixas de identificação.
Informações sobre Indutores SMD podem ser obtidas no link: 24_04_02 Indutor SMD.
© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 23/04/2024
muito bom seu blog!
ResponderExcluir