sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Aula 06.1 - Resistores de Montagem em Superfície

Os resistores do tipo de terminação SMT / SMD são destinados à soldagem sobre bases de aterrissagem em placas de circuito impresso sem furos. 

Resistores de Montagem em Superfície: Muitos circuitos modernos usam resistores com Tecnologia de Montagem em Superfície (SMT). A sua fabricação envolve a deposição de uma película de material resistente tal como o óxido de estanho sobre um pequeno chip de cerâmica.
As bordas da resistência são então conectadas, são realizados cortes com um laser para dar uma resistência específica (o que depende da largura da película de resistência), entre as extremidades do dispositivo. 
As tolerâncias podem ser tão baixas como 0,02% ±. Os Contatos em cada extremidade são soldadas diretamente sobre o condutor da  placa de circuito impresso, habitualmente por meio de métodos de montagem automática. 
Resistores SMT normalmente têm uma dissipação de potência muito baixa. A sua principal vantagem é que uma densidade do componente muito elevada pode ser alcançada. A potência de um resistor SMD e definida pelo seu tamanho e comprimento, expresso em milímetros.
Os resistores para montagem em superfície da tecnologia SMD (Surface Mounting Devices) possuem um código de 3 ou 4 dígitos na sua configuração mais comum, conforme mostra a figura ao lado. 
Nesse código, os dois primeiros números representam os dois primeiros dígitos da resistência, no caso 22. O terceiro dígito significa o fator de multiplicação ou número de zeros que deve ser acrescentado. No caso 000. Ficamos então com 22 000 Ω ou 22 k Ω.
Para resistências de menos de 10 Ω pode ser usada a letra R tanto para indicar isso como em lugar da vírgula decimal.
Código EIA-96
Em alguns resistores aparece o código composto por três dígitos sendo o último digito uma letra.
O valor do resistor é definido pelos dois primeiros códigos em comparação com a tabela abaixo, o terceiro digito (letra) define o multiplicador. No caso 65C. Ficamos então com 46 400 Ω ou 46,4 kΩ ± 1%.
Embora haja exceções à regra, resistência codificados com números de 3 dígitos têm uma tolerância de 5%, enquanto os resistores com números de 4 dígitos e resistores codificados EIA-96 tem uma tolerância de 1%.


© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/08/2020

Nenhum comentário:

Postar um comentário