Os resistores MELF são fabricados depositando um filme homogêneo de liga metálica em um corpo de cerâmica de alta qualidade. A haste ou corpo de cerâmica é tipicamente 85% de alumina.
A próxima etapa é que os elementos do resistor sejam cobertos por um revestimento protetor. Este revestimento é projetado para fornecer proteção contra uma variedade de condições elétricas, mecânicas e ambientais.
Finalmente, as terminações recebem um revestimento de estanho puro para garantir uma ótima soldabilidade com qualquer processo de solda usado. A próxima etapa do processo é pressionar as tampas de terminação de aço niquelado nas hastes metalizadas. Feito isso, um laser especializado corta um sulco helicoidal na camada resistiva para levar o resistor ao valor de resistência necessário. Isso significa que o resistor MELF tem alguma indutância, mas isso não é um problema para muitas aplicações.
Tamanhos e contornos do resistor MELF
Tendo em vista o uso de resistores MELF em muitas aplicações de alta confiabilidade, eles foram incluídos em vários padrões. EN 140401-803 e DO-213 descrevem vários tamanhos e contornos de resistores MELF, sua potência e tensão de isolação.
MELF (MMB) 0207 L: 5,8 mm, Ø: 2,2 mm 1,0 W, 500 V
MiniMELF (MMA) 0204 L: 3,6 mm, Ø: 1,4 mm 0,25 W, 200 V
MicroMELF (MMU) 0102 L: 2,2 mm, Ø: 1,1 mm 0,2 W, 100 V
Como tal, o código de marcação do resistor MELF SMD é efetivamente o mesmo usado para resistores com com terminais (PTH), podendo ser de 4, 5 ou 6 anéis.
Código de quatro anéis: Este sistema é usado para resistores com tolerâncias de até 5% usando o resistor da série E24. As duas primeiras bandas fornecem os dígitos significativos. A terceira banda fornece o multiplicador e a quarta, normalmente mais larga, fornece a tolerância. No caso 4700 Ω ou 4,7 kΩ ± 5%.
Código de cinco anéis: Este sistema é usado para resistores de tolerância mais alta, tipicamente melhores que 1%, que usam os valores das séries E48, E96 ou E192. As três primeiras bandas fornecem os algarismos significativos. A quarta banda dá o multiplicador e a quinta banda dá a tolerância. No caso 472000 Ω ou 472 kΩ ± 0,5%.
Código de seis anéis: Este código fornece espaço para uma marcação de coeficiente de temperatura. Tal como acontece com o código de quatro bandas, as primeiras três bandas fornecem os algarismos significativos. A seguir vem a faixa do multiplicado, depois a faixa de tolerância e, finalmente, a sexta faixa fornece coeficiente de temperatura.
Marcação de coeficiente de temperatura por código de cores do 6ª anel em partes por milhão (TCR PPM/°C). Marrom (± 100); Vermelho (± 50), Amarelo (± 25), Laranja (± 15), Azul (± 10), Violeta (± 5) e branco (± 1).
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/08/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário