Os transistores Darlington, com ganhos de 700 a 10 000 e capacidade de corrente de até 4 ou 5 A, encontram uma ampla gama de aplicações, tanto na eletrônica recreativa como também em eletrônica industrial consistindo em verdadeiros integrados, que contam com dois transistores e resistores, estes componentes podem operar cargas de correntes elevadas a partir de pequenos sinais, como os obtidos na saída de circuitos TTL e CMOS e mesmo transdutores.
Uma aplicação que pode ter tanto finalidade recreativa como também equipar viaturas que precisem de um sinal de alerta forte é a sirene, cujo diagrama é mostrado na figura 5.
O tom básico é dado pelo capacitor C2, enquanto que a intermitência é dada pelo capacitor C1; ambos podem ser alterados numa ampla faixa de valores.
A potência de alguns watts é obtida de um Darlington TIP112 que excita diretamente um alto-falante de bom rendimento de 4 ohms x 10 watts.
O transistor Q1 deve ser montado num radiador de calor, e a alimentação para os integrados 7400 deve ser de 5 V, obtidos de um 7805.
O fusível F1 serve de proteção para a entrada do sistema, interrompendo a corrente em caso de curtos.
Referência e circuito: Instituto Newton C. Braga.
A folha de dados do transistor NPN Darlington TIP112 está disponível em: 24_05_06 Transistor NPN Darlington TIP112.
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/05/2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário