quinta-feira, 7 de maio de 2020

Aula 15.4 - Transistor de Unijunção

Um dos dispositivos semicondutores já há muito tempo em utilização é o transistor Unijunção (UJT). O UJT é um dispositivo de três terminais que, no entanto, tem apenas uma junção PN. Ele é usado como elemento ativo de um circuito oscilador.
O UJT é constituída por uma barra de silício tipo N com ligações elétricas em ambas as extremidades, além de um fio de alumínio ligado a um ponto ao longo do comprimento da barra de silício. No ponto de ligação, o alumínio cria uma região de tipo P na barra de silício, formando assim uma junção PN. Porque só há uma junção, não é razoável utilizar o termos ânodo ou cátodo, assim a ligação do tipo P é conhecido como o "emissor", enquanto que as duas conexões do tipo N são designados "Base 1" e "Base 2".
Em uso, uma tensão de polarização adequada é aplicada entre as duas bases, com a B2 feita positiva em relação a B1. Como a barra do tipo N é resistiva, uma corrente relativamente pequena irá fluir através dele, e a tensão aplicada será distribuída uniformemente ao longo do seu comprimento.

Se começar com o emissor ligado à terra, a junção será polarizado inversamente e não haverá nenhuma corrente de emissor. Com o aumento da voltagem do emissor, não há alteração até à junção de repente se torna polarizada. Neste ponto, o emissor injeta corrente elétrica na barra de silício, reduzindo grandemente a resistência efetiva da barra de entre E e B1. Isto irá reduzir a tensão do emissor necessária para manter a junção polarizada diretamente, e irá manter uma alta corrente no emissor. Esta condição irá continuar enquanto o circuito ligado ao emissor poder sustentar o fluxo de corrente.


© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/11/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário