quinta-feira, 23 de abril de 2020

Aula 13.3 - Transistor em Base Comun

A ligação de um transistor em  base comum é uma configuração de um transistor na qual sua base é ligada ao ponto comum de entrada e saída de sinal do circuito.
Esta montagem é utilizada de forma menos frequente do que as outras configurações em circuitos de baixa frequência e é utilizada para amplificadores que necessitam de uma impedância de entrada baixa. Como exemplo temos o pré-amplificador de microfones.
É utilizado para amplificadores VHF e UHF onde a baixa capacitância da entrada e da saída é de importância crítica.
Quando um transístor bipolar é ligado em base comum, o quociente entre a corrente de colector (Ic) e a corrente de emissor (Ie) recebe o nome de ganho de corrente estático da montagem base comum e é indicado pela letra grega α (ALFA). Temos: α=Ic/Ie
Características de um amplificador com transístor em base comum: IMPEDÂNCIA DE ENTRADA: entre 10 ohms e 100 ohms. IMPEDÂNCIA DE SAÍDA: entre 100 K ohms e 1M ohms. AMPLIFICAÇÃO DE CORRENTE: é um pouco inferior à unidade (entre O,95 e O,99).Portanto, neste tipo de circuito não há amplificação de corrente. AMPLIFICAÇÃO DE TENSÃO: entre 500 e 5.000 vezes. AMPLIFICAÇÃO DE POTÊNCIA: entre 100 e 1.000 vezes. RELAÇÃO DE FASE: não há desfasamento entre a tensão do sinal de saída e a tensão do sinal de entrada.
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário