Chaves e botões são contatos mecânicos que têm como objetivo controlar a passagem de corrente em um sistema a partir de uma força externa.
Podemos utilizar os chaves e botões de diferentes formas para montagem de circuitos eletrônicos, dependendo dos contatos que podem ser abertos (NC) ou fechados (NC) tais como:
- ligar e desligar LEDs e Buzzer;
- acionar ou desacionar componentes com transistores, circuitos integrados, entre outros componentes.
Existem diversos modelos diferentes de chaves disponíveis no mercado, porém elas costumam utilizar sempre o mesmo princípio de funcionamento. Dentre as mais famosas e mais utilizadas temos as chaves momentâneas, as chaves memorizadas e as chaves magnéticas, como veremos na sequência.
Chave Táctil
Chave táctil momentânea (Push Button) é um botão pulsador, utilizado comumente para dar ordem de acionamento em determinados projetos ou equipamentos ativados geralmente sempre que pulsados. Entre os modelos, podemos destacar a chave de 2 terminais e de 4 terminais.
A ligação da chave táctil de 4 terminais exige um pouco mais de cuidado, em função da sua estrutura. Também existem versões de chave no formato SMD.
Chave Gangorra
Chave Gangorra é um dispositivo memorizável usado para abrir ou fechar circuitos elétricos. São utilizados na abertura de redes, em tomadas e entradas de aparelhos eletrônicos, basicamente na maioria das situações que envolvem o ligamento ou desligamento de energia elétrica. Assim como o "push button", existem diferentes modelos.
Interruptor Alavanca
Existem alguns componentes que possuem dois contatos para acionamentos, e um terceiro contato, chamado de comum. Esse contato comum é capaz de alterar a alimentação de dois circuitos distintos, apenas pela mudança de sua posição.
O funcionamento de um contato duplo, onde há um contato NA (Normalmente Aberto) e um contato NF (Normalmente Fechado). Quando há uma força externa no contato comum, o contato NA é fechado, da mesma maneira que o contato NF é aberto, resultando na alteração da alimentação do circuito.
Chaves Magnéticas
Esse modelo de chave magnética (Reed Switches) é pouco utilizado, quando comparado com os outros modelos, entretanto os Reed Switches, como são conhecidos, atuam como uma chave momentânea, porém, ao invés de necessitar uma força mecânica para fechar o contato, esse modelo de chave utiliza uma força magnética, de um imã, que irá fechar o contado ao se aproximar da chave.
Classificação de interruptores e chaves
Interruptores e chaves podem ser classificados como SPST (Single-Pole, Single-Throw), SPDT (Single-Pole, Double-Throw), DPDT (Double-Pole, Double-Throw), 3PDT (Three-Pole, Double-Throw) e 4PDT (Four-Pole, Double-Throw). As classificações mais comuns e utilizadas são SPST, SPDT e DPDT, e suas relações de terminais podem ser vistas na figura abaixo.
Estas letras são iniciais da palavras, em inglês, que designam três tipos básicos de chaves. Em todas as siglas duas letras sempre aparecem: P e T.
- A letra P é a inicial da palavra POLE (Polo). Polo, em uma chave (switch), refere-se ao número de circuitos separados que a chave irá controlar, ou seja, LIGAR ou DESLIGAR.
- A letra T é a inicial da palavra THROW, numa “tradução adaptada” podemos entender THROW, como POSIÇÃO. No caso das chaves, quantas conexões de saída cada polo pode conectar a entrada correspondente.
Existem outros modelos de chaves memorizadas, além dos interruptores, dentre eles o Dip Switch, que possui vários interruptores no mesmo encapsulamento. Bem como a chave com trava, que opera como um pushbutton, porém possui um mecanismo que mantém o contato pressionado até que seja aplicada uma segunda força externa para abrir o contato. Além de chaves limitadoras, com aplicações comuns, como nas portas de fornos de micro-ondas, por exemplo.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 21/02/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário