O multímetro é um equipamento de medição permite ao profissional aferir valores de tensão alternada e contínua, corrente corrente alternada e contínua, resistência elétrica, frequência, capacitância, além de realizar teste de diodos e continuidade.
Para utilizar o dispositivo, a primeira coisa que precisamos é saber identificar e associar os símbolos presentes no multímetro com as grandezas elétricas.
Tensão alternada - Nesta primeira escala deste modelo de multímetro digital temos a letra V seguida do símbolo "~". O símbolo "~" representa uma senóide e ao ser impresso juntamente com a letra V representa que a escala mede Tensão ( volts ) alternada. A tensão alternada é utilizada na distribuição e consumo de energia elétrica, tanto residencial, comercial e industrial. Em uma residência, encontramos essa grandeza nas tomadas que alimentam os eletrodomésticos.
Tensão contínua - O objetivo desta escala é medir tensão, a letra que encontramos é a V ( volts ) porém podemos observar que existe um linha reta e três pontos. A linha dá uma ideia de continuidade em um gráfico o que representa a tensão contínua constante, por sua vez os três pontos fazem uma referência ao gráfico de uma tensão contínua pulsante gerado por circuitos retificadores. Portanto com esta escala se consegue medir tensão contínua constante que encontramos em pilhas e baterias, e tensão contínua pulsante que encontramos em circuitos retificadores como retificadores de meia onda, onda completa e em ponte.
Tensão alternada em mili volts - Esta escala tem as mesmas características abordadas no primeiro diagrama sobre tensão alternada, porém, o objetivo é conseguir medir valores baixos de tensão, normalmente abaixo de 1V onde já utilizamos a escala de mV ( mili volts ) dada por 10-³.
Resistência elétrica ( ohmímetro ) - O ohmímetro tem a finalidade de medir resistores, reostatos, potenciômetros e diversos componentes resistivos. Ele apresenta um valor de resistência elétrica dada em ohms ( Ω ). Há resistências maiores onde os valores que normalmente encontramos valores na ordem de ohms até mega ohms.
Continuidade - Esta escala do multímetro basicamente apresenta se existe ou não continuidade em um condutor ou fusível por exemplo. Quando selecionada, a escala de continuidade gera um valor de tensão nas suas pontas de prova e caso ele perceba que a corrente elétrica que saiu de uma das pontas voltou para a outra ele entende que o caminho esta integro, ou seja, ocorreu a continuidade. Para indicar o ocorrido, normalmente um sinal sonoro é emitido. Em outras ocasiões um valor pode ser apresentado no display;
Teste para semicondutores - Como falamos de circuitos retificadores em escalas anteriores, nesta escala conseguimos verificar a integridade do diodo quando executamos uma polarização direta ou reversa por meio das pontas de prova. Podemos utilizar esta escala também para verificarmos o funcionamento de LED’s e display de 7 segmentos.
Corrente alternada - Toda vez que nos referimos a corrente elétrica utilizamos a letra A. Notem que no multímetro ele aparece acompanhado do símbolo ~. Isso significa que esta escala é destinada a medir corrente alternada.
Corrente contínua - Por fim temos a ultima escala do multímetro. Neste modelo temos a letra A acompanhada por uma linha e três pontos. Como abordamos sobre tensão contínua, aqui a representação é a mesma. A linha representa a corrente contínua constante enquanto os três pontos representam a corrente contínua pulsante.
No link a seguir há um Guia de referência rápida do Multímetro Fluke: 24_03_01 Guia de referência rápida Fluke 117.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 23/05/2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário