A retificação de onda completa com derivação central é a denominação técnica que se dá ao circuito retificador de onda completa que emprega dois diodos semicondutores, quando se deriva o terminal negativo de saída do circuito da porção central do secundário do transformador, sendo o terminal positivo considerado no ponto de interconexão dos dois diodos, conforme ilustrado na figura abaixo.
Este circuito é também denominado de retificador de onda completa convencional. Há uma defasagem de 180º entre as tensões de saída do transformador, VA e VB. As tensões VA e VB são medidas em relação ao ponto C (0V ).
Quando A é positivo, B é negativo, a corrente sai de A passa por D1 e RL e chega ao ponto C.
Quando A é negativo, B é positivo, a corrente sai de B passa por D2 e RL e chega ao ponto C.
Para qualquer polaridade de A ou de B a corrente IL circula num único sentido em RL e por isto, a corrente em RL é contínua. Temos somente os semiciclos positivos na saída. A frequência de ondulação na saída é o dobro da frequência de entrada.
A filtragem para o retificador de onda completa é mais eficiente do que para o retificador de meia onda. Em onda completa o capacitor será recarregado 120 vezes por segundo. O capacitor descarrega durante um tempo menor e com isto a sua tensão permanece próxima de VP até que seja novamente recarregado. Quando a carga RL solicita uma alta corrente é necessário que o retificador seja de onda completa.
Cálculo do retificador onda completa com filtro:
O Transformador diminui a tensão de saída. A tensão do secundário é igual a tensão do primário dividida pela relação de espiras do transformador (RT), sendo o transformador construído com 1200 espiras no primário e 82 espiras no secundário, dividido em duas seções de 41 espiras.
A carga a ser utilizada será uma lâmpada de 12V / 5W.
- RT = NP/NS = 1200 / 41 = 29,3.
- VS = VP/RT = 220/29,3 = 7,5 Vac.
A tensão de pico é calculada por:
- VP = VS x √2 = 7,5 x 1,41 = 10,6 Vac.
O valor de tensão DC na saída é um valor médio de tensão (Vdc).
- Vdc = (2 x VP - Vd) / π = (2 x 10,6 - 0,7) / 3,14 = (21,2 - 0,7) / 3,14 = 20,5 /3,14 = 6,53 Vdc.
O filtro capacitivo usado nesta fonte de alimentação serve para eliminar uma tensão alternada pulsativa e transformá-la em uma (tensão contínua) que varia menos. Essa variação é chamada de tensão de ondulação ou ripple. O filtro capacitivo diminui a tensão de ripple:
- Vrpp = Vmf / F . R . C = 6,53 / 120 x 30 x 0,001000 = 1,81 V;
O relatório da atividade prática resolvido pelo Prof. Sinésio Gomes está disponível em: 24_05_02 Diodos - Retificador onda completa com transformador com derivação central e com filtro.
O resumo de Circuitos retificadores, filtros e reguladores elaborado pelo Prof. Sinésio Gomes está disponível em: Circuitos retificadores, filtros e Reguladores - Prof. Sinésio Gomes.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 13/02/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário