Um dos mais simples gravadores de microcontroladores é o Gravador JDM de PIC, compatível com microcontroladores da família 16F e 18F de 8, 18, 24cXX eeprom, 28 e 40 pinos. O programador também fornece funcionalidade ICSP que permite a programação In-Circuit Serial.
Figura 01 - Diagrama Elétrico do Gravador PIC JDM. |
O circuito é conectado ao PC via porta serial e nenhuma fonte de alimentação externa é necessária.
O programador JDM é um programador que está conectado à porta serial (porta COM) do PC. Leva a tensão de programação diretamente da porta COM do PC, portanto não é necessária uma fonte de alimentação separada. Devido ao motivo pelo qual a fonte de alimentação é retirada da porta COM, para portas COM "fracas" (especialmente em Notebooks) isso pode ser um problema. Portanto, neste caso, a porta COM não poderia fornecer uma tensão de programação suficiente e a programação falhará.
Figura 01 - Componentes para construção do Gravador PIC JDM. |
Por outro lado, se você quiser usá-lo com um laptop, notbook que não fornecem conexão RS232, somente porta USB e usar um conversor USB para RS232 ele não funciona corretamente.
O circuito é compatível com o Software WinPic800.
Lista de componentes necessários:
T1, T2 : BC337 Transistor
D1, D4, D5, D6 : 1N4148 Diodo
D3 : 6V2 Diodo Zener
D2 : 5V1 Diodo Zener
R3, R4 : 1K8 1/4W Resistor
R1 : 10K 1/4W Resistor
R2 : 1K5 1/4W Resistor
X1 : DB9 PCB Conector Fêmea
Figura 02 - Gravador PIC JDM. |
C1, C2 : 100uF 16V Capacitor Eletrolítico
SV1 e SV4 : 40 Pinos IC Socket
SV2, SV3 : 20 Pin IC Socket
SV5 (ICSP) : 6 Pin Header Connector9
L1, L2, L3 : LED (L1: VERDE, L2: VERMELHO, L3: AMARELO)
A montagem dos componentes é simples. O único truque é que antes de soldar o Soquete de pino 40, você deve cortar as pontes de plástico e também soldar o diodo (D6) e o jumper em baixo do soquete de 20 pinos, de acordo com o esquema.
Lembre de fazer todos os jumpers, você verá o LED vermelho ligado, sempre que você conectar o programador na porta serial.
Figura 03 - Posição dos CI"s no Gravador PIC JDM. |
Agora ele está pronto para usar. Você pode usar ICPROG ou o WinPIC, para começar a programar as EEPROMs.
Indicações LED: amarelos: Clock, Vermelho: Conectado a Porta serial, Verde: Programando.
Cuidado ao conectar o PIC ao Soquete, caso esteja incorreta, você poderá inutilizar o PIC, ou até mesmo o gravador e danificar a porta serial. No lugar do Soquete, poderá ser adaptado um soquete ZIF.
Para gravar um dos modelos de CI de 18 e 20 pinos tais como: 16F631, 16F639, 16F677, 16F685, 16F687, 16F689, 16F690, 16F785, o CI deve ficar na parte inferior do soquete.
Já CI de 28 pinos deve ficar na parte superior do soquete.
O CI de 40 pinos ocupa todo o soquete e os cI's de 8 pinas e memórias 24c tem posições especificas, conforme mostrado na figura 03.
Há diversos procedimentos que podem ser adotados para gravar um microcontrolador da linha PIC da Microchip.
Figura 04: Interface do IC-Prog. |
Neste momento vou mostrar a gravação utilizando o gravador JDM, gravador este que atendem a uma grande linha de micro controladores da linha PIC gravando desde os CI's de 8 a 40 pinos. O gravador JDM possui seus esquemas eletrônicos amplamente divulgado na internet. O detalhamento do processo de construção do gravador JDM é simples e está mostrado acima.
Para estabelecer a comunicação entre o computador e o gravador, iremos precisar de um software. Este será responsável por enviar ao PIC por meio da porta serial o nosso arquivo hexa. Eu recomendo o IC-Prog. É um software que já vem com a biblioteca para comunicação com o gravador JDM. O software é muito intuitivo tornando-o de fácil configuração e utilização. A figura 04 ilustra a interface do IC-Prog.
Figura 05: janela de configuração da porta e modela de gravador. |
Para iniciarmos o processo de comunicação entre o software e o hardware, conecte o gravador na porta serial do seu computador e em seguida execute o IC-Prog. Normalmente ele encontrará o modelo do gravador mesmo que este esteja sem o CI. Caso ele não seja encontrado verifique: se a posição dos pinos está de acordo, se os componentes foram soldados corretamente, se não há trilhas rompidas ou em curto e etc. Se estiver tudo OK, com o programa aberto, abra o menu "Settings" e clique na opção "Hardware", ou pressione F3.
Figura 06: Interface do IC-Prog com destaque na aba de seleção do CI. |
Uma nova janela irá surgir, nesta janela você encontrará um item denominado como "Programmer" onde você irá escolher o modelo de gravador utilizado. Por default ele já vem com a opção de "JDM Programmer" selecionada. Logo abaixo desta opção encontra-se o item "Ports" que serve para selecionar a porta em que o dispositivo foi plugado. A figura 05 ilustra esta situação com destaque em vermelho o que foi mencionado.
Depois de estabelecida a comunicação entre o PC e o gravador é hora de selecionar o modelo do PIC a ser gravado. Na figura 06, destaquei a aba ode você deverá selecionar o modelo do CI a ser utilizado.
Para certificar-se de que o gravador está funcionando corretamente e o software está se comunicando com o PIC, você pode clicar no botão continua e verificar se o programa foi gravado.
O software IC Prog pode ser baixado em: IC_Prog_1.06.
© Direitos de autor. 2005: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/05/2005
O software IC Prog pode ser baixado em: IC_Prog_1.06.
© Direitos de autor. 2005: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 30/05/2005
Nenhum comentário:
Postar um comentário