O oscilador de relaxação construído com transistor de unijunção programável pode ser utilizado para disparo de dispositivos de comutação semicondutores. Os transistores programáveis unijunção ('PUT) possuem uma curva característica com uma região de resistência negativa que permite sua aplicação como oscilador de relaxação.
Os PUTs são semelhantes em estrutura aos SCRs, ou seja, consistem num diodo de 4 camadas exceto pelo fato de que temos o eletrodo de disparo ligado ao anodo e não ao catodo, como sugere seu símbolo.
Esta conexão ao anodo do elemento de disparo permite que seja feita uma programação de seu ponto de disparo, o que não ocorre com um SCR comum em que temos um ponto fixo de disparo.
O resultado é que o PUT tem uma característica de comutação melhor do que o transistor unijunção, sendo mais rápido e mais sensível, e até mais m econômico em muitas aplicações.
Na figura ao lado temos, por exemplo, um circuito sugerido pela Motorola em que o PUT MPU131 é usado no disparo de um MCR2918-1 (8 A x 50 V) num carregador de baterias para 12 V.
© Direitos de autor. 2014: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/12/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário