domingo, 14 de julho de 2024

Aula 15 - Configurações de circuitos com Transistores: Pares Darlington e Sziklai

 Os pares Darlington e Sziklai são configurações com transistores BJT. A comparação entre ambos e alguns circuitos são mostrados nesta aula.
Nas configurações pares Darlington e Szikla, dois transistores se comportam como um só.

Par Darlington
A corrente de entrada entra na base (B) do primeiro transistor T1. A corrente de emissor, que é a soma das correntes de base e coletor, vai para a base de T2, amplificando ainda mais a corrente em T2. 
Na base dos transistores T1 flui a corrente I B1 = 0,1 μA . Assumindo um ganho β T1 = 200 resulta em uma corrente de emissor I C1 = 20 μA.
A corrente de coletor dos transistores T1 agora flui para a base dos transistores T2 . Como a corrente de coletor é a soma da corrente do emissor e da base, flui I B2 = 20,1 μA para a base do transistor T2 .
Com um ganho β T2 = 200 a corrente do emissor é I C2 = 4,02 mA.
O par Darlington também está disponível em um único invólucro. Externamente indistinguível de um transistor, ele é chamado de transistor Darlington. 
Quando você considera o par Darlington, você percebe que o circuito pode ser considerado como um transistor. Este "novo" transistor tem uma base, coletor e emissor e é caracterizado por um alto ganho de corrente. Um exemplo de transistor Darlington é o BC516 e o BC517.
Transistor Darlington BC516: O BC516 é um transistor Darlington bipolar PNP. Ele foi projetado como um transistor de uso geral para circuitos de sinal pequeno, que exigem um ganho de corrente muito alto (B=3000).
A combinação Darlington é usada em aplicações que requerem alta amplificação de sinal e controle de componentes de alta potência.

Par Sziklai
Em um par Sziklai, você combina um NPN com um transistor PNP. Este circuito também é frequentemente chamado de par Darlington complementar. 
O ganho do par Sziklai β S é aproximadamente: β = β T1 × β T2 .
Entretanto, o par Sziklai tem outra vantagem que o torna interessante para aplicações...
O par Sziklai tem uma grande vantagem sobre o par Darlington. Com o mesmo ganho, a voltagem base-emissor é apenas metade, a voltagem base-emissor de: VBE = 0,65 V.
Apesar dessa vantagem, não há transistores de par Sziklai prontos . Isso se deve ao processo de fabricação dos transistores.
O par Sziklai mostrado se comporta como um transistor NPN . No entanto, você pode modificar o circuito para obter um par Sziklai PNP.
O par Sziklai que se comporta como um transistor NPN e com pequenas modificações, você também pode construir um par Sziklai que se comporta como um transistor PNP. Também neste circuito a tensão base-emissor é idêntica à de um único transistor.
O par composto Sziklai encontra aplicações em muitas áreas da eletrônica. Possivelmente, as áreas mais comuns estão nos estágios de saída de áudio, onde pode ser usado como metade de um amplificador push pull, sendo a outra metade um Darlington. Desta forma, o par Sziklai permite que a saída opere em uma forma de simetria complementar.
O par Sziklai também encontra uso em vários circuitos digitais. Mais uma vez, ele permite que as saídas operem de maneira simétrica complementar e também o fato de exigir apenas uma queda de tensão de um único diodo na entrada, em vez de duas para um Darlington, tornando-o atraente em muitas áreas

© Direitos de autor. 2024: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/05/2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário