Na figura temos um exemplo de aplicação de modulador por diodo varicap num pequeno transmissor experimental para a faixa de FM de 88 a 108 MHz.
Para a faixa de frequências indicada a bobina do transmissor é formada por 4 espiras de fio esmaltado 22 ou mesmo fio comum de capa plástica rígido com diâmetro de 1 cm e sem núcleo.
O trimmer, que pode ter qualquer valor máximo entre 20 e 50 pF, faz o ajuste da frequência central de operação do transmissor.
Após amplificação do sinal do microfone feito pelo FET BF245, temos o transistor Q2 que pode ser o BF494 para uma versão de pequena potência com um alcance de até 100 metros, caso em que o resistor de emissor deve ter o valor de 150R.
Para maior potência, temos Q3 e Q4, onde utilizamos o transistor 2N2222. Neste caso, o alcance pode chegar a 1 000 metros, mas o resistor de emissor deve ser de 33R x 1W. O transistor nesta versão deve ter um pequeno radiador de calor.
A antena pode ser um pedaço de fio rígido ou do tipo telescópico com comprimento entre 20 cm e 60 cm. Os capacitores do transmissor devem ser todos cerâmicos de boa qualidade.
Para circuitos transmissores em que o sinal é gerado numa etapa e depois amplificado por uma ou mais etapas de potência, a modulação deve ser feita na etapa osciladora, exatamente como na configuração que mostramos.
Para usar o modulador, aplique o sinal de áudio na sua entrada e ajuste tanto RV1 para obter a melhor modulação sem distorção do sinal no receptor. A sobremodulação causa distorções e, além disso, gera interferências com a perda de potência do transmissor, pois o sinal não se concentra na faixa desejada.
O diagrama elétrico do Transmissor de FM está disponível em: 20_09_02 CE Transmissor de FM.
O layout da placa de circuito impresso do Transmissor de FM está disponível em: 20_09_02 PCB Transmissor de FM.
A Mascára dos componentes da placa de circuito impresso do Transmissor de FM está disponível em: 20_09_02 Silk Transmissor de FM.
© Direitos de autor. 2020: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/09/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário