segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Aula 05.2 - Capacitores Eletrolíticos

Capacitores eletrolíticos: O alumínio é utilizado para os elétrodos por meio de uma membrana delgada de oxidação. Grandes valores de capacitância podem ser obtidos, em comparação com o tamanho do capacitor, pois o dielétrico utilizado é muito fino. A característica mais importante de capacitor eletrolíticos é que eles têm polaridade. Eles têm um positivo e um negativo. Isto significa que é muito importante a maneira em que estão ligados. Se o capacitor é submetido à tensão superior a sua tensão de trabalho, ou se ele está conectado com inversão de polaridade, pode estourar. É extremamente perigoso, porque pode literalmente explodir. Geralmente, no diagrama do circuito, o lado positivo é indicado por um símbolo "+" (mais). Capacitores eletrolíticos são comercializados no valor de cerca de 1 micro F a milhares de micro F. Principalmente esse tipo de capacitor é usado como um filtro de ondulação em um circuito de alimentação de energia, ou como um filtro para ignorar os sinais de baixa frequência, etc. Uma vez que este tipo de capacitor é relativamente semelhante à natureza de construção de uma bobina, não é possível utilizar para os circuitos de alta frequência. A fotografia da esquerda é um exemplo de valores diferentes de condensadores eletrolíticos em que a capacitância e tensão diferentes.

Da esquerda para a direita:
Capacitor 1: 1 micro F (50V) [diâmetro 5 mm, 12 mm de alta];
Capacitor 2: 47 micro F (16V) [diâmetro de 6 mm, 5 mm de altura];
Capacitor 3: 100 micro F (25V) [diâmetro 5 mm, 11 mm de alta];
Capacitor 4: 220 micro F (25V) [diâmetro de 8 mm, 12 mm de alta];
Capacitor 5: 1000 micro F (50V) [diâmetro de 18 mm, 40 mm de alta];
O tamanho do capacitor, por vezes, depende do fabricante. Assim, o tamanhos mostrados aqui nesta página são apenas alguns exemplos. Na foto a marca que indica o condutor negativo do componente. Você precisa prestar atenção para a indicação de polaridade, para não cometer um erro quando você montar o circuito.
Informações sobre Capacitores Eletrolíticos podem ser obtidas no link: 19_04_06 Capacitor Eletrolítico.

Capacitores de tântalo: Capacitores de tântalo são capacitores eletrolíticos que usam um material chamado tântalo para os eletrodos. Grandes valores de capacitância semelhantes aos capacitores eletrolíticos de alumínio podem ser obtidas. Além disso, os condensadores de tântalo são superiores aos condensadores eletrolíticos de alumínio pois trabalha e maiores temperatura e frequência.
Na construção, quando o pó de tântalo é cozido, a fim de solidificar, forma uma fenda interna. Uma carga eléctrica pode ser armazenado nesta fenda.
Estes capacitores têm polaridade. Normalmente, o símbolo "+" é usada para mostrar o terminal positivo do componente. Não inverter a polaridade sobre esses tipos.
Capacitores de tântalo são um pouco mais caros do que capacitores eletrolíticos de alumínio. Capacitância pode mudar com a temperatura, assim como de frequência, e esses tipos são muito estáveis. Assim, capacitores de tântalo são usados ​​para circuitos que exigem uma elevada estabilidade nos valores de capacitância. Além disso, o uso de capacitores de tântalo para sistemas de sinais analógicos melhora o desempenho, porque o ruído de corrente pico que ocorre com os capacitores eletrolíticos de alumínio não aparece. Onde é necessário alta estabilidade é melhor utilizar capacitores de tântalo.
A fotografia ilustra o capacitor de tântalo. Os valores de capacitância é de 10 µF (35V). O símbolo "+" é usada para mostrar o condutor positivo do componente.
Informações sobre Capacitores de Tântalo podem ser obtidas no link: 19_04_07 Capacitor de Tântalo .

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário