segunda-feira, 25 de março de 2024

Aula 11 - Princípio de funcionamento do LED - Diodo Emissor de Luz

O LED é um componente eletrônico semicondutor (LED = Light emitter diode ) que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz. Tal transformação é diferente da encontrada nas lâmpadas convencionais que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta e descarga de gases, dentre outras. Nos LEDs, a transformação de energia elétrica em luz é feita na matéria, sendo, por isso, chamada de estado sólido ( Solid State ). O LED é um componente do tipo bipolar, ou seja, tem um terminal chamado anodo e outro, chamado catodo. Dependendo de como for polarizado, permite ou não a passagem de corrente elétrica e, consequentemente, a geração ou não de luz.
A parte mais importante de um LED é o chip semicondutor responsável pela geração de luz. Este chip tem dimensões muito reduzidas, como pode ser verificado na figura, onde apresentamos um LED convencional e seus componentes.
O LED de potência, em que podemos observar a maior complexidade nos componentes, a fim de garantir uma melhor performance em aplicações que exigem maior confiabilidade e eficiência.
LED de Potência
A invenção do LED foi realizada por Nick Holonyac em 1963, somente na cor vermelha, com baixa intensidade luminosa ( 1 mcd ). Por muito tempo, o LED era utilizado somente para indicação de estado, ou seja, em rádios, televisores e outros equipamentos, sinalizando se o aparelho estava ligado ou não.
O LED de cor amarela foi introduzido no final dos anos 60. Somente por volta de 1975 surgiu o primeiro LED verde – com comprimento de onda ao redor de 550 nm, o que é muito próximo do comprimento de onda do amarelo, porém com intensidade um pouco maior, da ordem de algumas dezenas de milicandelas.
Liberação de energia no LED
Os diodos emissores de luz são formados por dois diferentes materiais semicondutores. Quando os elétrons se movem através do LED estão se movendo dos átomos de um dos materiais para os átomos do outro. À medida que passam através da junção para uma órbita mais baixa, acontece uma liberação de energia na forma de fótons (luz).

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2019


Um comentário:

  1. Me chamo Pedro Paiva Nori e consegui o seu e-mail de contato através do seu blog.

    Nos últimos meses tenho trabalhado incansavelmente no desenvolvimento de duas tecnologias que envolvem conhecimentos de física e lendo a sua publicação sobre o princípio de funcionamento do LED, acredito que possa me ajudar no esclarecimento de dúvidas para que consiga finalizar os meus trabalhos.

    A dúvida mais importante é sobre o chip semicondutor responsável pela geração de luz.

    Gostaria muito de poder conversar com o senhor seja por aqui ou através do WhatsApp, será rápido. Se aceitar me ajudar eu envio as perguntas que tenho no próximo e-mail.

    Agradeço.

    ResponderExcluir