sexta-feira, 19 de abril de 2024

Aula 14.2 - Ferramentas - Como retirar componentes da PCI


Para retirar um componente de uma placa eletrônica através da dessoldagem que é um pouco mais fácil no caso de resistores, capacitores, diodos e transistores. 
No caso de chips é mais difícil devido ao grande número de terminais. O sugador de solda possui um êmbolo de pressão que remove a solda derretida dos circuitos. Primeiro pressione o seu êmbolo, depois aproxime o seu bico da solda derretida e pressione o botão para que o bico sugue a solda. O sugador puxará a solda derretida para o seu interior. Aperte novamente o êmbolo para que possa expelir a solda retirada, já no estado sólido.
Se estiver difícil de derreter, coloque um pingo de solda nova na ponta do ferro de soldar para facilitar a condução térmica, derretendo mais facilmente a solda da junção a ser desfeita. Sem tirar a ponta do ferro de soldar, encoste o bico do sugador na solda derretida e dispare. Se o componente não ficar totalmente solto, encaixe uma chave de fenda e puxe-o levemente, usando a chave como alavanca. Encoste agora o ferro de soldar novamente no terminal e o componente sairá com facilidade.
Mas atenção é desaconselhável a dessoldagem de chips por principiantes. Além de ser uma operação muito mais difícil, os chips são extremamente sensíveis à temperatura.
Outra maneira é com malha de cobre. Aplicar tanto o malha e a ponta do seu ferro de solda para a junta. Como a solda funde a maior parte vai fluir para o pavio, longe da articulação. Retire a malha primeiro, depois o ferro de solda. Corte a extremidade da malha revestida com solda.
Depois de remover a maior parte da solda da junta (s), você pode ser capaz de remover o fio ou cabo do componente de imediato (permitir alguns segundos para esfriar). Se a articulação não sair facilmente devemos aplicar seu ferro de solda para derreter os vestígios remanescentes de solda e ao mesmo tempo, como puxar a articulação à parte, tendo o cuidado para não se queimar.
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário