terça-feira, 2 de abril de 2024

Aula 12 - Reguladores de Tensão Integrado


Os reguladores de tensão integrados, são circuitos eletrônicos compactos capazes de manter a tensão em sua saída constante dentro de certos limites. Em sua maioria possuem 3 pinos, podendo regular tensões posistivas ou negativas, sendo assim possível a construção de fontes simétricas. 
As famílias mais comum de reguladores são: 78XX e 79XX. Estes reguladores possuem tensão de saída fixa, e o termo “XX” representa a tensão se saída do regulador. A Série 78XX de reguladores é utilizada para se regular tensões positivas, com capacidade de corrente máxima de 1 A utilizando-se dissipadores de calor, caso contrário não deve-se ultrapassar 10% de sua corrente máxima. Os valores de tensão de saída são 5 volts para o 7805 até 24 volts para o 7824.
A tensão de entrada do regulador ela não deve superior a 15 V e inferior a 3 V acima da tensão de saída, caso estes limites não sejam obedecidos, os fabricantes não se responsabilizam pelo desempenho dos reguladores. As figuras abaixo mostram os encapsulamentos mais comuns e suas respectivas pinagens. Pino 1: Entrada, Pino 2: Terra e Pino 3: Saída.

Observe que o encapsulamento A possui uma aleta com um furo, este furo é utilizado para se fixar com o auxílio de um parafuso o regulador a um dissipador de calor. A aleta do encapsulamento está eletricamente ligada ao pino 2 do circuito integrado, sendo assim, requer-se cuidado e atenção ao manipular o componente, devendo ser o mesmo parafusado no dissipador utilizando-se um parafuso com arruela isolante, pasta térmica para transferência de calor e uma pequena lâmina de mica, isolando o corpo do CI do dissipador. 
A Séries 78LXX possui as mesmas características de regulação de tensão que as anteriores, porém possui capacidade de corrente de saída menor, 100 mA.
Aplicações  Na Figura temos o diagrama esquemático de um regulador positivo onde podemos utilizar  qualquer um dos tipos para as diversas tensões de saída, devendo observar a tensão de  entrada em relação ao regulador que será utilizado.

Neste circuito devemos escolher a tensão de trabalho do capacitor C1 de acordo com a tensão de entrada e o regulador utilizado, este capacitor deve ter seu valor de tensão em pelo menos o dobro da tensão de entrada; o valor em uF para qualquer tipo de regulador utilizado poderá ser sempre o valor de 1000uF à 2200uF. Os capacitores C2 e C3 melhoram a resposta a transientes da tensão, e seus valores podem ser 330nF para C2 e 10nF para C3.

Se o circuito for montado em uma placa de circuito impresso, as trilhas VCC e GND deverão ser as mais largas possíveis. O transformador TR1 deverá ser capaz de fornecer uma corrente no secundário de pelo menos 1 Amperes, e os diodos retificadores também devem acompanhar esta corrente média, como por exemplo os da série 1N4001 À 1N4007.

Informações sobre reguladores de tensão integrado podem ser obtidas no link: 20_05_01 Reguladores 78XX.

© Direitos de autor. 2019: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 01/04/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário