quarta-feira, 17 de abril de 2024

Aula 14.1 - Ferramentas - Ferro de Soldar e Sugador de Solda

Ferramentas para a eletrônica:
Ferro de solda: Para a eletrônica o melhor tipo é alimentado por uma rede elétrica (127V), ele deve ter um cabo resistente ao calor para a segurança. A potência deve ser de 15 a 25W e deve ser equipado com um ponta revestida de cerâmica fina de 2 a 3 mm de diâmetro. Outros tipos de ferro de soldar: Ferros de temperatura controlada são excelentes para uso frequente, mas não vale a pena devido ao custo elevado. Ferros Movidos a gás ferros são projetados para uso onde a corrente elétrica não está disponível e não são adequados para uso diário. 
Suporte de ferro de solda: Você deve ter um lugar seguro para colocar o ferro quando você não está segurando. O suporte deve incluir uma esponja que pode ser humedecido para limpar a ponta do ferro.
Sugador de solda: ferramenta para remoção de solda quando é necessário desoldar um contato elétrico para corrigir um erro ou substituir um componente.
Carretel de solda: O melhor tamanho para a eletrônica é 22 awg azul (60/40).
Alicate de corte: Para aparar componente rente aa placa de circuito.
Alicate de bico: Estes alicates são usados para flexão e segurar os componentes. 

Preparando o ferro de solda: Coloque o ferro de solda em seu suporte e plug na rede elétrica. O ferro vai levar alguns minutos para chegar a sua temperatura operacional de cerca de 400 ° C. Umedeça a esponja na bancada. A melhor maneira de fazer isso é retirá-lo do suporte e segure-a sob uma torneira de água fria, por um momento, então aperte para remover o excesso de água. Ele deve estar úmida, não encharcada. Espere alguns minutos para que o ferro de solda aqueça. Você pode verificar se está pronto, tentando derreter um pouco de solda na ponta. Limpe a ponta do ferro sobre a esponja úmida. Isto irá limpar a ponta.  Derreta um pouco de solda na ponta do ferro. Isso é chamado de "estanhar" e vai ajudar o calor a fluir a partir da ponta do ferro para a articulação. Ele só precisa ser feito quando você ligar o ferro, e, ocasionalmente, enquanto solda, se você precisa limpar a ponta limpa na esponja. Agora você está pronto para começar a soldar:
Boas e más soldas: Segure o ferro de solda como uma caneta, perto da base da alça. Lembre-se de nunca tocar o elemento quente. Toque o ferro de solda onde a solda será feita. Certifique-se de que toca tanto o componente principal e a trilha. Segure a ponta lá por alguns segundos e alimente um pouco de solda sobre a articulação. Deve fluir suavemente para o chumbo  formar uma forma de vulcão, como mostrado no diagrama. Aplique a solda à junção, e não no ferro. • Remover a solda, mantendo o ferro ainda na articulação. Deixe os conjuntos por esfriar antes de mover a placa de circuito. Verifique o conjunto de perto. Ele deve estar brilhante e tem a forma de um 'vulcão'. Para ter sucesso deve garantir que o terminal e a trilha são aquecidos totalmente antes de aplicar solda.
A solda que geralmente chamamos de solda de estanho, na realidade não é composta apenas por estanho.
A composição da solda varia a mais comum é composta aproximadamente por 60% de estanho e 40% de chumbo. A percentagem de estanho pode aumentar, aumentando por isso a qualidade da solda. Para eletrônica e montagem de circuitos, a solda mais utilizada  é a que vem em fios de 0,8 a 1,2 mm de espessura e com proporção de estanho-chumbo de 60/40.

Primeiros socorros para queimaduras: A maioria das queimaduras de solda tendem a ser menores e tratamento é simples: Imediatamente arrefecer a área afetada suavemente com água fria corrente. Mantenha a queimadura na água fria durante pelo menos 5 minutos (15 minutos é recomendado). Se o gelo é prontamente disponível este também pode ser útil, mas não retardar o arrefecimento inicial com água fria. Não aplique os cremes ou pomadas. A queimadura vai curar melhor sem eles. Um curativo seco, como um lenço limpo, pode ser aplicado se quiser proteger a área de terra. Para reduzir o risco de queimaduras: Sempre devolver o ferro de solda para sua posição imediatamente após o uso. Permitir articulações e componentes de um minuto ou mais para esfriar antes de tocá-los. Nunca toque o elemento ou a ponta de um ferro de solda, a menos que você esteja certo que é fria.
© Direitos de autor. 2018: Gomes; Sinésio Raimundo. Última atualização: 10/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário